Biografia

Jacoba Francisca Maria “Cobie” Smulders nasceu em 03 de abril de 1982. É uma atriz canadense e ex-modelo, conhecida por seu papel como Robin Scherbatsky na série de televisão da CBS “How I Met Your Mother”.

Smulders nasceu em Vancouver no Canadá,  seu pai holandês e sua mãe é inglesa. Ela recebeu o nome de sua tia-avó holandesa, Jacoba, pela qual ganhou o apelido de “Cobie”. (ela nunca usa o nome “Jacoba”)

Quando era criança Cobie queria ser bióloga marinha, mas ganhou interesse em atuar no ensino médio, ela apareceu em várias produções escolares, como concursos de peças de teatros. Terminou o ensino médio na escola secundária de Lord Byng com honras elevadas, ela foi votada como “a maior respeitada da escola”. Em uma entrevista com Venus Zine, Cobie confessou que ela odiou ser modelo e a experiência a fez pensar sobre seguir apenas carreira como atriz: “Eu tive a experiência de pessoas me julgando fisicamente por tanto tempo. Mas em um momento eu pensei “Não, eu tenho que agir. Tenho que fazer o bem, tenho que ter uma voz e tenho que ter pensamentos agora.” foi a partir dessa experiência que Cobie realmente decidiu qual seria a sua carreira.

O primeiro papel de Cobie foi uma rápida aparição no filme “Com as próprias mãos” depois disso começou os convites para participar de séries de televisão, a sua primeira participação foi em um série de ficcão científica “Jeremy” e ela foi convidada em várias outras séries desde então, incluindo uma parte recorrente em “The L Word”, Off-Broadway onde ela esteve em “Love, Loss e What I Wore.”

Seu primeiro papel de série permanente foi na série da ABC “Veritas: The Quest” que infelizmente foi cancelada ainda na primeira temporada, mas as portas começaram a se abrir para a Cobie e ela foi escalada para a série “How I Met Your Mother” que fez com que a carreira dela decolasse. Joss Whedon (roteirista, diretor e produtor de cinema) sugeriu que a chamassem para o papel de Mulher Maravilha mas Cobie acabou recusando, logo depois veio o convite para interpretar “Maria Hill” no filme “The avengers” baseado nas HQ de super-heróis da Marvel, outro papel que fez Cobie ficar mais reconhecida.

Em 2005 quando Cobie tinha apenas 25 anos ela foi diagnosticada com câncer nos ovários (ela estava gravando a terceira temporada de HIMYM), mas ela decidiu manter em segredo. Ela passou por várias cirurgias durante dois anos. “Eu tive tumores em ambos os ovários e o câncer se espalhou para os meus nódulos linfáticos e os tecidos em torno” ela disse em uma entrevista. Felizmente essa guerreira venceu o câncer e hoje passa bem.

Cobie se casou em 2012 com o ator e comediante Taran Killam na Califórnia, mas antes disso eles começaram a namorar em 2008, se conheceram em uma festa de aniversário. No final de 2008 Cobie engravidou de sua primeira filha Shaelyn Cado Killam que nasceu no dia 16 de maio de 2009. Ela teve sua segunda filha com Taran em 2015 (sem nome divulgado). Atualmente Cobie mora em Nova York com marido e suas duas filhas.